Notícias

Live: LGU - Histórico das lutas e perspectivas de enfrentamento jurídico e político | Em 10/10/23 às 17h | CSD

22 de Setembro de 2023 às 20:51:05

Assista a Live do CSD no dia 10/10/23 a qual tem como título "LGU - Histórico das lutas e perspectivas de enfrentamento jurídico e político". 


Desde que foi apresentada a primeira versão da Lei Geral das Universidades, as seções sindicais representativas dos docentes das sete universidades estaduais do Paraná - ADUNICENTRO, ADUNIOESTE, SESDUEM, SINDIPROLADUEL, SINDUEPG e SINDUNESPAR - as quais compõem o CSD - Comando Sindical Docente, compreenderam que se tratava de um ataque à Autonomia Universitária e uma forma de precarização do trabalho e degradação das condições de funcionamento das universidades.


Em 2019, em conjunto com outras entidades sindicais e estudantis, realizamos dois seminários estaduais, que produziram detalhado relatório apontando os inúmeros problemas da LGU em suas duas versões.


Naquele momento, o governo estadual recuou, mas aproveitando-se das condições adversas determinadas pela pandemia, reapresentou o projeto, em uma terceira versão. Em sessão remota realizada às vésperas do recesso parlamentar de final de ano (15.12.2021), e sob forte protesto de nossas entidades sindicais, o projeto foi aprovado e os inúmeros problemas decorrentes tornam-se cada vez mais evidentes nas sete universidades estaduais e vêm sendo sistematicamente denunciados por nós.


Ao mesmo tempo, em conjunto com a direção regional do ANDES-SN, foram tomadas diversas medidas jurídicas para o enfrentamento à LGU, buscando o reconhecimento de sua inconstitucionalidade, no ataque à Autonomia Universitária.


Esta live tem como objetivo socializar informações sobre esta luta e sobre os impactos da LGU, informar sobre o andamento da ação judicial e a participação do ANDES-SN e mobilizar para a continuidade do enfrentamento à LGU, que entendemos que deve passar pela construção do III Encontro Estadual.


Como acessar a Live? Clique aqui!