Notícias

ADUNICENTRO ACOMPANHOU NA ALEP (CURITIBA) A TRAMITAÇÃO INICIAL DO PL DOS AUMENTOS DOS AT NA SEMANA INICIADA EM 04/12/23

08 de Dezembro de 2023 às 23:05:38

ADUNICENTRO ACOMPANHOU NA ALEP (CURITIBA) A TRAMITAÇÃO INICIAL DO PL DOS AUMENTOS DOS AT NA SEMANA INICIADA EM 04/12/23


04/12/23 – TARDE: GOVERNO ENVIA O PL - PROJETO DE LEI À ALEP


Na tarde de segunda-feira, 04 de dezembro de 2023, a categoria docente da UNICENTRO, e também das demais universidades estaduais do Paraná, recebeu a notícia do esperado envio para a ALEP - Assembleia Legislativa do Paraná, do PL - Projeto de Lei dos aumentos dos AT - Adicionais de Titulações de nossa carreira docente. A tramitação foi definida como sendo “em regime de urgência”, o que significa que haverá a agilização da sua aprovação.


Os aumentos previstos para os (as) docentes são: Especialistas, de 25% para 30%; Mestres (as), de 50% para 60%; e Doutores (as), de 80% para 105%. Tais aumentos deverão ser implantados em janeiro/2024, retroativamente a dezembro/2023.


05/12/23 – MANHÃ: CHEGADA DA ADUNICENTRO NA ALEP


No dia seguinte, terça-feira (05), o sindicato ADUNICENTRO, representado pelo seu presidente, Prof. Dr. Geverson Grzeszczeszyn, este in loco na ALEP e manteve a categoria informada sobre a tramitação inicial do PL na Assembleia Legislativa.



Na frente da ALEP, logo cedo, estava ocorrendo (foto acima), uma manifestação de agentes operacionais de universidades estaduais por melhorias na sua carreira.


05/12/23 – MANHÃ: SOLICITAÇÃO DE APOIO AOS DEPUTADOS (AS) E ENTREGA DE OFÍCIO COM EMENDA AO PL


No período da manhã, o presidente realizou visita em todos os gabinetes de deputados (as) da ALEP, solicitando, em nome da categoria docente da UNICENTRO, apoio para a aprovação do PL que altera o Plano de Carreira.


Ao mesmo tempo, entregou o ofício 38/2023 da ADUNICENTRO, o qual contém a sugestão de emenda para alterar os percentuais de aumentos de docentes especialistas e mestres dos 20% propostos para os mesmos 31,25% propostos aos doutores. O objetivo é evitar a diferenciação de percentuais de aumentos, haja vista que docentes especialistas e mestres já possuem as menores rendas no plano de carreira das universidades estaduais. Veja o ofício, abaixo:



Este ofício já tinha sido enviado por e-mail na madrugada de terça para todos (as) os (as) deputados (as). A entrega física/impressa do ofício teve como objetivo reforçar a mensagem.


05/12/23 – TARDE: PL NA CCJ – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA ALEP


À tarde, 14h, na ALEP, após análise, o PL teve parecer favorável na CCJ (foto abaixo), por unanimidade. Com possibilidade de emendas quando estiver no plenário da ALEP para a votação definitiva, na próxima semana.



06/12/23 – MANHÃ: PL NA COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO DA ALEP


Pela manhã, 9h, na ALEP, acompanhamos a análise do PL na Reunião Ordinária da Comissão de Finanças e Tributação (foto abaixo). O nosso PL teve parecer favorável, também por unanimidade.



PRÓXIMAS TRAMITAÇÕES DO NOSSO PL


Na próxima semana, a qual se inicia em 11/12/23, o PL será analisado ainda na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, e, finalmente, será encaminhado para o Plenário da ALEP, para o debate e a votação final. Até o fim de semana, espera-se que o governador sancione a lei.


A ADUNICENTRO informa que estará na próxima semana, novamente, em Curitiba, na ALEP, acompanhando este momento final e importante para a aprovação do PL, o qual prevê os aumentos dos Adicionais de Titulação na carreira docente.


Assim que tivermos informações relevantes, a partir segunda (11), repassaremos à categoria rapidamente nos grupos de filiados do whatsapp. E, posteriormente, nas demais mídias do sindicato.