Notícias

SINDICATOS DOCENTES FIRMAM ACORDO SALARIAL COM O GOVERNO DO PARANÁ EM REUNIÃO OCORRIDA ONTEM (28/03) NA SETI

29 de Março de 2012 às 03:04:13

Estiveram reunidos ontem na SETI com o Secretário Alípio Leal, os sindicatos docentes (ADUNICENTRO, ADUNIOESTE, SESDUEM, SINDUEPG e SINDIPROL/ADUEL) com o objetivo de firmar o acordo salarial aprovado nas assembleias docentes.

Na audiência os sindicatos informaram que as assembleias docentes aprovaram a proposta de 31,73% a título de equiparação salarial a ser paga em quatro parcelas de 7,14%. Os sindicatos esclareceram que a tomada de decisão em aceitar a proposta foi tensa nas assembleias e que não foi aprovada sem antes muitos argumentos contra e a favor.

Firmado o acordo salarial entre os sindicatos docentes e a SETI, passou-se a discutir os termos da minuta do Projeto de Lei a ser encaminhada à PGE (Procuradoria Geral do Estado) que deverá verificar minúcias jurídicas antes de seguir trâmite em direção à Casa Civil e à mesa do Governador.

Todos têm claro que este acordo não resolve a problemática da evasão docente, no entanto o Secretário Alípio Leal compreendeu que podemos - Sindicatos e SETI - buscar resolver outras situações que podem tornar a permanência dos docentes no sistema de ensino superior do Paraná mais atraente. Foi instalada uma mesa de negociação que irá discutir mudanças na forma de concessão do regime de TIDE, Adicional de Titulação (ATT), quinquênios, acesso à classe de professor titular, entre outros aspectos da carreira. Não será uma tarefa fácil obter o que necessitamos do governo e é fundamental que a categoria docente permaneça atenta e mobilizada.

PAUTA CONTINUA:

Também observamos a necessidade de empreender esforços para aumentar o orçamento geral da SETI e maior repasse de verbas de custeio para as Universidades.

A ADUNICENTRO insistiu na urgência de se investir numa política eficaz de assistência estudantil para nossa universidade. A UNICENTRO está sediada na região mais pobre do Paraná. 47% dos vestibulandos de 2011 provêm de famílias cuja renda é de até dois salários mínimos. Estes estudantes afirmam necessitar trabalhar durante o curso para poder concluí-lo. No entanto, dados dos formandos de 2011 mostram claramente que apenas 50% daqueles que ingressam na UNICENTRO conseguem se formar.  Este dado causa perplexidade e necessita ser tratado com prioridade e máximo empenho.

Estudos mostram que as Universidades Estaduais são as que dão conta da maior parte das demandas sociais do Paraná (agricultura familiar, programas de saúde, educação, entre outros). Nossa relevância social é grande e queremos ter condições estruturais e de pessoal para prestar este serviço com qualidade sem que isto signifique impor condições de trabalho prejudiciais aos docentes.