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Dissertação de Mestrado discute o avanço da privatização na educação brasileira e ressalta o papel do PROUNI como uma estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor pr

13 de Julho de 2012 às 22:47:58

TÍTULO: O AVANÇO DA PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado.

Baixe na íntegra acessando o link abaixo:

http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_arquivos/2/TDE-2008-01-16T133941Z-1155/Publico/Dissert-Sergio%20Almeida.pdf

Dissertação de Mestrado de Sérgio Campos de Almeida, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense

A pesquisa também associou o Programa Universidade Para Todos com aspectos da Reforma Universitária, com a Lei de Inovação Tecnológica e com o Decreto que regulamenta as fundações de apoio, contextualizando como corolário das Parcerias Público Privadas na educação superior brasileira. Em termos conclusivos o autor inferiu que o governo Lula colocou em andamento um projeto de reforma da educação superior que deixa claramente especificado duas estratégias: 1) desobrigar o Estado no financiamento das universidades públicas criando mecanismos para que estas captem recursos junto ao "mercado" e 2) criar mecanismos que permitam a transferência de recursos públicos direta ou indiretamente para as instituições de ensino superior privadas.

Neste contexto, é de perceber a nítida influência desta política federal sobre os governos atual e anterior do Paraná quando sufoca nossas universidades, em especial a UNICENTRO, com verbas de custeio absolutamente insuficientes para dar conta da segurança dos nossos campi, da assistência estudantil, investimentos e manutenção de nossa estrutura.