Notícias

SESDUEM manifesta apoio à Greve dos Técnicos da UEM. No entanto, questiona a agressão do Sindicato dos Técnicos (SINTEEMAR) à categoria docente. Nota também rechaça tentativa dos Reitores negociarem quest&o

17 de Setembro de 2012 às 20:50:23

POR QUE À DIREÇÃO DO SINTEEMAR INTERESSA JOGAR OS TÉCNICOS CONTRA OS PROFESSORES?

A SESDUEM como sindicato representativo dos docentes vem - mais uma vez - reafirmar seu apoio ao movimento grevista dos técnicos. Somos - professores, funcionários e discentes - parte da comunidade acadêmica e lutamos pela mesma universidade.

No entanto, cabe perguntar à direção do Sinteemar por que tece a estratégia de discursar contra os professores?  Um sindicato que chama a greve para o combate interno e não o para o debate e a prática da autêntica controvérsia perde de vista uma discussão ética e racionalmente orientada. Isso é coisa salutar na vida de uma sociedade e um forte sintoma de progresso civilizacional.

Por que a direção do Sinteemar discursa contra os professores? Cabe dizer à direção do Sinteemar - que também diz representar os docentes da UEM - que ela não está nos representando e, sim, nos usando. Como faz isso? Declarando em alto e bom som na assembleia de quinta-feira passada que se não forem atendidos pelo governador atacarão os docentes.

Essa é uma estratégia interessante, porém imobilizadora. Ao atacar os docentes, a direção do Sinteemar quer atacar a SESDUEM. É por isso que dissemina em seus discursos que os professores são os Deuses do Olimpo. Querem taxar a SESDUEM de elitista.  Para isso, usam a base para manobrar a deliberada guerra interna e não contra o governo. Isso não está agregando os docentes no movimento. Pelo contrário: usa da provocação contra os professores para desqualificar a SESDUEM. Isso mostra a política com a qual o SINTEEMAR vem tratando os docentes.

E se não houvesse a SESDUEM? O Sinteemar racharia a base do Sinteemar?



Esse impasse e essa estratégia do Sinteemar mostra que chegou a hora de termos um sindicato só de técnicos. Isso porque o Sinteemar, ao acusar os docentes, mostra que há tempos não se coloca mais como representativo desta base, o que motivou a criação da SESDUEM.

Há um grande problema para resolver no contexto de greve em que estamos. É A EXIGÊNCIA DO GOVERNO DE SÓ NEGOCIAR COM OS REITORES que retira do movimento de greve dos funcionários e dos professores também sua autonomia de luta e de reivindicação. Essa exigência põe em risco político os dois setores de trabalhadores da UEM.

Essa paternidade dos reitores no movimento de greve interessa apenas às administrações das IEES e MUITO ao governo. Interessa à manutenção de problemas que nunca superamos internamente.

Mais: a direção do Sinteemar já explicou à sua base quais foram os motivos que levaram os funcionários da UNESPAR e DA UNICENTRO a não aderir à greve?

Prestamos SOLIDARIEDADE ao movimento de greve dos técnicos contra a atuação, dos reitores nesta greve e solicitamos uma reunião do comitê de ética do Comando de Greve dos Técnicos com a direção da SESDUEM para definir quais as atividades que podem permanecer funcionando (laboratórios de pesquisa, atividades de pós-graduação, hospital, acesso às salas de estudo dos professores).