Notícias

Reajuste dos docentes da UNICENTRO já está na folha de outubro

25 de Outubro de 2012 às 23:14:22

Primeira parcela de 7,14% será paga no final do mês




A diretoria do Sindicato dos Docentes da UNICENTRO confirma que a primeira parcela do reajuste de 31,73% negociada com o governo do Estado, fez parte da elaboração da folha de pagamento de outubro. Desta forma, além dos docentes da UNICENTRO todos os docentes das Instituições de Ensino Superior do Paraná devem receber 7,14% a mais já no fim deste mês.

O presidente do Sindicato dos Docentes da UNICENTRO, prof. Denny William da Silva, credita a conquista do aumento de salário ao esforço de toda a categoria docente. A luta foi vitoriosa porque houve um intenso envolvimento dos docentes. "A negociação durou mais de um ano e o resultado foi fruto de um estudo que tinha como foco a valorização do docente universitário e favorecer sua permanência no sistema estadual de ensino superior". Lembra o presidente da ADUNICENTRO que as IEES do Paraná vinham e ainda vem sofrendo muito com a evasão docente para as IFES. Embora a questão salarial contribua para diminuir a evasão ainda há uma importante pauta não esgotada e que volta a fazer parte da mesa de negociação com o governo do Estado (ATT, TIDE, ascensão para Titular e condições de trabalho). Reitera Denny que, "a  negociação não foi fácil nem simples, mas quando o governo impôs o impasse a problemática só foi definitivamente resolvida quando os docentes da UEPG, UNICENTRO, UEM, UNIOESTE e UNESPAR, partiram para a deflagração da greve em agosto (UEL em setembro) forçando o governo a recuar e cumprir o acordo firmado no início do ano". O movimento dos docentes da UNICENTRO ainda contribuiu para recuperar as verbas de custeio cortadas pelo governo no início do ano, a liberação de 6 milhões de reais em agosto e a contratação de 69 novos docentes para nossa universidade.

Esta é a primeira parcela de 7,14%, das quatro parcelas anuais agora confirmada em Lei. "É importante agradecer aos docentes da UNICENTRO que acreditaram na ADUNICENTRO, sindicato construído e dirigido por docentes, como mediador da negociação que durou um ano e meio. Também é fundamental manifestar nosso agradecimento aos estudantes da UNICENTRO que ofereceram ao longo de todo o ano um forte apoio às reivindicações", reconhece o presidente.