Notícias

Estudantes da UNICENTRO fazem protesto em favor de Assistência Estudantil e Estatização do R.U. durante ato em que o Governador Beto Richa esteve presente em nossa universidade

16 de Março de 2013 às 00:16:35

Nesta quinta-feira (14), o Governo do Estado realizou ato na Unicentro que reuniu uma centena de prefeitos e lideranças políticas de nossa região para o lançamento do programa estadual de complementação de renda para famílias em vulnerabilidade social.

Com cartazes que reivindicam Assistência Estudantil e estatização do R.U., os estudantes da Unicentro se dirigiram para o Auditório Francisco Contini onde o governador fazia seu discurso. Enquanto a maioria foi barrada lá fora, alguns estudantes da UNICENTRO adentraram no recinto com seus cartazes escondidos sob suas roupas para se desviar da tentativa dos seguranças em mantê-los longe dos olhos dos presentes. Enquanto o Governador fazia seu discurso, um a um foram desfraldando seus cartazes para o olhar curioso da plateia. Entre manifestações de apoio de uns e irritação de outros, procuraram esclarecer os presentes acerca das dificuldades de se estudar numa universidade pública e â??meio gratuitaâ??.  Em bom tom convidaram o Governador a comer no R.U.  e reivindicaram uma política consistente de Assistência Estudantil. Ao término do evento, o governador que havia entrado pela porta da frente, preferiu se retirar da universidade pelos fundos do auditório a fim de evitar os estudantes que ainda se encontravam concentrados no saguão.

Segundo dados do IBGE, a UNICENTRO está inserida na região com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo do estado do Paraná e mesmo da região sul do Brasil. A maior parte de nossos estudantes são principalmente desta região. Por isso entendemos que a UNICENTRO não pode ser tratada diferentemente dos estudantes da UEL, UEM e UEPG onde há R.U. público. É importante que haja R.U. público naquelas universidades, mas na UNICENTRO isso é ainda mais importante dada a conjuntura econômica da região. Segundo dados obtidos da própria UNICENTRO, confrontando dados dos ingressantes e os formandos, 45% dos estudantes que ingressam na nossa universidade abandonam seus cursos. Mais de uma variável pode provocar este resultado, porém outra informação fornecida pela UNICENTRO que atesta que 51% dos vestibulandos de 2012 vêm de famílias com renda de até dois salários mínimos. Assim, é razoável inferir que a questão econômica é um fator importante.  Quase 2/3 afirmam que necessitarão trabalhar para se manter estudando.

Além do governador estavam presentes no auditório,  mais de 100 prefeitos, vereadores, os secretários Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Cezar Silvestri (Governo), e José Richa Filho (Infraestrutura e Logística); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Aldo Bona; o presidente da Amocentro e prefeito de Turvo, Antonio Marcos Seguro; os deputados estaduais Ademar Traiano, líder do governo da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, Artagão Junior, Bernardo Carli e Rose Litro, o Secretário Luiz Cláudio Romanelli.