Editoriais

A luta pela equiparação salarial dos docentes das IEES do Paraná teve muitos episódios. Este foi um deles

31 de Maio de 2016 às 15:04:19

 

Cartaz anunciando a paralisação de 16 de agosto de 2012
 
 
Fonte: Jornal Ágora Edição de 24 de outubro de 2011
 
Professores da Unicentro farão paralisação na quarta-feira
 

Katrin Korpasch

 Na próxima quarta-feira, (26) docentes da Unicentro irão paralisar suas atividades na universidade. Segundo o tesoureiro do Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro) professor Denny William da Silva, os motivos que levaram a decisão de paralisar as atividades são a necessidade de adequação do plano de carreira dos professores e da correspondente malha salarial. “A gente está articulando um movimento estadual, não é algo isolado da Unicentro, é articulado com as demais universidades estaduais”, explica. Para o tesoureiro, o principal problema que esta defasagem nos salário acarreta é a saída de docentes de universidades estaduais para as federais. “Nosso salário está muito defasado em relação às universidades federais, para um doutor, por exemplo, é em torno de 18% a 20%. Na Unicentro, só no departamento de biologia nós perdemos nos últimos anos oito doutores, e os demais departamentos também vem sofrendo conseqüências dessa questão”.

 

Em 2011 houve um congelamento nos concursos e contratações de docentes nas universidadesfederais, mas a reabertura destes processos, previstos para o final deste ano e também para 2012 preocupam Denny Silva. “Se a gente entrar em 2012 com uma condição salarial ruim em relação às universidades federais, com a abertura de concursos, nós vamos mesmo ter uma saída muito grande de professores daqui das universidades estaduais”. Nesse sentido, há urgência para que haja uma agilização por parte do governo para assegurar o reajuste salarial e conter a evasão de docentes. “Isso faz com que nós estejamos realizando essa paralisação no dia 26 como uma forma de sensibilizar o governo para a necessidade de agilizar essa proposta de tal forma que ela entre em tempo hábil para ser discutida na assembléia legislativa ainda esse ano”, afirma Denny.

Segundo Denny, a paralisação é uma ação de advertência, mas poderá se transformar em greve mais forte

A decisão pela paralisação, que foi tomada em assembléia no dia 20 de outubro, representa uma atitude de urgência para a aprovação da proposta que começou a ser discutida já no começo do ano. “Esse processo não nasceu agora. Foi constituído um grupo de trabalho que reuniu os sindicatos, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Associação de Reitores e estamos negociando desde abril deste ano”, explica. A proposta, fechada em julho ficou estacionada. “Isso nos deixou muito preocupados porque temos urgência que esta proposta vá para assembléia legislativa, uma vez que neste momento está ocorrendo a discussão do orçamento para 2012, e se nossa proposta não entrar em tempo hábil na assembléia legislativa, não vai ter previsão orçamentária para ser implementada em 2012, jogando ela para uma perspectiva de 2013”.

 Inicialmente a paralisação ocorrerá apenas na quarta-feira (26), Segundo o tesoureiro do Sindicato dos Docentes da Unicentro, se trata de uma paralisação de advertência. Porém, se o governo não sinalizar uma agilização nos tramites da proposta, provavelmente a ação irá se estender. “Aí muito provavelmente a gente vai ter que evoluir para o quadro de uma greve mais forte”, afirma. Para Denny não há como saber quantos professores irão aderir à paralisação. Porém ele afirma que o Sindicato tem conversado com os professores mostrando a gravidade da situação, a seriedade da proposta e a necessidade de que todos se mobilizem. “Se o governo não se sensibilizar para a paralisação, o ano que vem vai enfrentar uma situação muito difícil nas universidades. A evasão dos professores vai aumentar porque os concursos nas universidades federais vão ser reabertos e isso vai implicar em sobrecarga para os professores que permanecerem”.

 Editado por Mario Raposo Jr.

LEIA TAMBÉM: Reunidos em 21 de julho, com o Conselho de Reitores em atividade na SETI os membros do grupo de trabalho que trata da carreira docente expuseram síntese das suas discussões e propostas. Estas agora serão encaminhadas ao Governador do Estado

 Relembre, em imagens, a luta pela equiparação salarial desde 2011