Editoriais

A história da conquista do TIDE pelos professores colaboradores

29 de Novembro de 2015 às 22:58:09

A  situação  dos professores  colaboradores na UNICENTRO   necessita  de uma reflexão sobre  o modelo de precarização do trabalho a que o docente vem sendo submetido. Carga horária elevada, várias disciplinas, contrato  precário  e condições de trabalho que resultam em frustação com suas realidades profissionais, representam a situação atual. Mas houve uma época que não pode ser esquecida  em que também recebiam 55% menos do que seus colegas efetivos. Essa diferença era relativa ao TIDE. Direito existente   nas demais universidades estaduais do Paraná, mas que era negado na UNICENTRO.

Abaixo segue  entrevista  com dois dos docentes que estiveram à frente desta luta à época e contam alguns episódios sobre essa luta pelo TIDE iniciada no ano de 2002 e que  foi conquistado em 2007.  Eles rela- tam a dura luta para conquistar o benefício e que só foi vencedora  porque  houve um for te envolvimento  dos professores  colaboradores que se revoltaram e exerceram uma pressão  irresistível sobre a reitoria.

  Lisandro Vieira, começou a trabalhar como professor colaborador na Unicentro em 2006.  E em 2007  começou mestrado   em  Maringá.  Na UEM tinha  TIDE, inclusive para  professores  colaboradores. A partir desse conhecimento,   começou   a  se  informar mais sobre  o assunto, levantar documentação, fomentar discussões na Unicentro  entre os professores  colabores, mostrando que era possível ter TIDE também na Unicentro, porque ha- via em outras universidades do estado.

 “Nós professores  da Unicentro na época entendíamos a importância do TIDE para o professor colaborador. Pois o benefício proporcionaria ao professor a possibilidade de se dedicar mais a pesquisa e extensão, aos próprios alunos, e era uma forma também de conseguir atrair bons professores para a universidade, a gratificação aos professores tornava isso atrativo, contribuindo para universidade como um todo.”

 

“Havia um grande  receio por parte dos professores colaboradores, de levantar essa questão dentro da univer- sidade.  Que foi  uma   dificuldade,   conseguir fomentar esse debate, mas que aos poucos foi acontecendo e atingindo a grande  maioria dos colaboradores. Eu lembro bem  de quando o reitor na época, o professor Vitor Hugo Zanette falava que “era mais fácil sair  fumaça da reitoria do que ter TIDE para   colaborador”, que não era possível, inviável e que o TIDE  para colaboradores era um benefício que não existia em lugar nenhum e que era uma  mentira  isso. Quando houve essa declaração negativa do reitor, que tinha o objetivo de desmo- bilizar os professores, amedrontando e pressionando, nós começamos à buscar a documentação necessária para provar que era possível, pois existia em outra universidades.  Eu comecei a pesquisar esses documentos na UEM e o professor Oséias, que havia sido colaborador na UEL  - Londrina (uma  universidade que tinha  TIDE para colaborador também), levantou a documentação  da UEL.

Essa busca nossa  por provas de que implantar o benefício na Unicentro era possível,  for taleceu  o movimento que fazíamos com os professores colaboradores, através de debates, assembleias, fez assim aumentar  a par ticipação de colaboradores.     Conseguimos   provar que era possível. Entre Julho e Agosto de 2007, foi implantado o TIDE para colaboradores  na Unicentro e a partir daí os professores  colaboradores  começaram a entrar com seus  pedidos afim de receber o benefício. Foi algo  muito positivo para a  Unicentro, como já esperávamos,  tivemos professores  colaboradores se envolvendo com grandes pesquisas na universidade. Inclusive eu, me envolvi em uma pesquisa,  que é sobre a “História Política de Guarapuava”, que rendeu um livro, possível depois do recebimento  do TIDE.

Após conseguirmos essa conquista, houve boatos que nós receberíamos retaliação, no entanto aparentemente não aconteceu. Houve enfrentamentos,  mas a gente soube conduzir, fazendo o meio de campo e mostrando pra reitoria que era necessário e possível. Levamos em torno de 3 meses pra conseguir o TIDE para colaboradores, ainda que no início o movimento   foi  bastante   tímido mas que a cada reunião e assembleia foi aumentando e intensificando a quantidade de professores  envolvidos pela causa.

 

Essa conquista foi muito importante, a remuneração  do TIDE  permitiu que estes professores  colaboradores fossem  mais   capacitados,   podendo até par ticipar de mais testes seletivos e etc. Acho também de grande importância isso que a ADUNICENTRO está fazendo, esse resgate deste histórico de luta  que fez e faz  até hoje diferença pra categoria docente”.

 

“Tudo  começou  com  os contatos que fomos fazendo com as outras universidades do Paraná. Com isso a gen- te foi vendo  que  a Unicentro era uma das únicas  universidades  que não tinha TIDE para colaboradores. Estavam vindo professores de outras universidades  como UEL, UEM , por  exemplo, que tinham o beneficio, mas que quando vieram pra Unicentro se depararam com uma situação diferente”.

 

“A movimentação se deu por meio de debates, assembleias com todos os professores colaboradores da época. Teve uma grande  par ticipação dos docentes, algo bastante maciço”.

“Me lembro do Lisandro que estava bem ativo nessa  luta e do Oséias, que foi o pioneiro, trazendo para nós o mo- delo da UEL, que era a universidade que ele lecionava e recebia TIDE como colaborador. Durante esse período   foi feita uma for te pressão na reitoria, a par tir destes debates construídos com os colaboradores, que fez o reitor da época ceder.

Enfrentávamos o problema da reitoria colocar a responsabilidade  em cima do governo do estado, mas a pressão foi  feita  dentro  da universidade,  pois acreditávamos que a busca  pelo  TIDE para colaboradores tinha que ter uma iniciativa par tida da Unicentro. Foi uma luta bastante impor tante e que não de- moramos para ter sucesso após a ade- são maciça dos professores”.

 

 

 

Francisco Ferreira Junior

Professor colaborador do DEHIS/G

 

 

*FRAGMENTO REFERENTE  ÀS PÁGINAS 7 E 8 DO JORNAL DA ADUNICENTRO DE AGOSTO DE 2014