Notícias

Senado prepara novo projeto sobre a terceirização para 2016. Senadores entendem que o texto original 'significa a revogação da Lei Áurea'

23 de Dezembro de 2015 às 20:36:58


O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) afirmou que a única maneira de vencer a batalha contra a precarização dos direitos dos trabalhadores terceirizados é rejeitar o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015, aprovado em abril por aquela Casa e ainda em tramitação no Senado. A afirmação foi feita durante sessão temática para discutir o projeto.


A proposição regulamenta contratos de terceirização e permite, por exemplo, a terceirização de trabalhadores que atuam na atividade-fim de uma empresa. Para Crivella, a falta de legislação sobre o tema representa uma lacuna, um vácuo jurídico. O senador, no entanto, considera o projeto inconstitucional porque cria distinções entre trabalhadores.


LEIA TAMBÉM:


Campus da Unespar tem atividades suspensas devido ao não pagamento de terceirizados


Terceirizados dos RUs da UFPR estão em greve por falta de pagamento de salário


Docentes da UERJ aprovam greve e estudantes ocupam campi e reivindicam o pagamento de bolsas e salários dos terceirizados


Terceirizados da UFRRJ e da UFF paralisam atividades por falta de pagamento


 O senador explicou que, mesmo que o Senado mude todos os pontos que prejudicam os trabalhadores, a Câmara pode retomar e aprovar o texto original.


“ Se nós fizermos alterações nessa lei, por mais bem intencionadas que forem, e a aprovarmos nesta Casa, os senhores deputados vão derrubá-la, e o projeto será sancionado do jeito que eles quiserem”, alertou.


A solução apresentada por ele é rejeitar o texto e criar um com novas regras. Esse texto já está sendo elaborado pelo senador e deve ser apresentado no Senado.


Crivella recebeu o apoio de colegas como Humberto Costa (PT-PE). Para ele, a terceirização faz com que os trabalhadores recebam menos por jornadas muitas vezes exaustivas. Aprovar o texto como está, para o senador, é “rifar o futuro dos trabalhadores”, buscando um atalho fácil e criminoso para o crescimento econômico.


“ Como dizem os especialistas, este é um tipo de contrato que outorga todo o controle ao empregador e deixa o empregado em uma situação terrivelmente instável e muito mais vulnerável a abusos”, alertou.


Hélio José também apoiou a apresentação de um novo texto. Ele disse acreditar que o tema precisa ser discutido com calma e não aprovado de qualquer jeito. Na opinião do senador, não é aceitável precarizar ainda mais os terceirizados.


Paulo Paim (PT-RS), relator do texto na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), garantiu que seu relatório será pela rejeição do projeto. O senador disse que o texto significa a revogação da Lei Áurea, com a escravização dos trabalhadores.



 Fonte: Diário do Litoral


Siga a tramitação do PLC 30/2015 no Senado