Notícias

Nota de repúdio e indignação à atitude da Reitoria da UNICENTRO pela abertura de sindicância a docentes e estudantes que lutaram na greve de 2015

14 de Junho de 2016 às 15:41:46

A luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade sempre exigiu da classe trabalhadora e estudantil um alto preço daqueles que se dispõem a travá-la. A universalização da educação básica e a ampliação do acesso ao ensino superior são pautas históricas e um instrumento fundamental para o exercício pleno da cidadania e superação das desigualdades econômicas e sociais.  A luta ainda está longe de ser concluída e para que avance, necessita de pessoas dispostas a manter levantadas estas bandeiras.


Nesse momento, em que a Universidade pública do Paraná sofre mais um duro ataque do governo, a reitoria da UNICENTRO, descumpre decisão judicial, após acordo homologado e assinado em 12 de agosto de 2015 pelo próprio Governador Beto Richa. Este acordo foi realizado entre todas as entidades sindicais e o líder do governo na ALEP ao final da greve. Resolve a Reitoria, arbitrariamente, um ano após o final da histórica greve de 2015, abrir sindicâncias contra estudantes e professores que participaram do movimento com penas que podem ir da suspensão à demissão.


A diretoria da ADUNICENTRO, portanto, vem por meio desta nota repudiar a atitude da reitoria da Universidade e exige que as ações que pretendem criminalizar docentes e estudantes que lutam em favor de nossa instituição sejam imediatamente retiradas.


Diretoria da ADUNICENTRO


 Veja mais notas de Repúdio à postura da Reitoria da UNICENTRO


Leia também: Retrospectiva da luta dos Docentes da Unicentro em 2015