Notícias

Injustiça: só parte dos servidores do estado do Paraná terão a reposição da inflação (Data-Base) nos salários

13 de Agosto de 2018 às 23:54:29

Hoje, dia 13 de agosto de 2018, deputados na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) votaram pela derrubada dos vetos da governadora Cida Borghetti aos projetos de lei que propunham a concessão de reposições de perdas inflacionárias nas remunerações de servidores das seguintes categorias: Legislativo estadual (PL 304/2018), Tribunal de Justiça (PL 299/2018), Ministério Público Estadual (PL 298/2018), Tribunal de Contas (PL 311/2018), e da Defensoria Pública (PL 297/2018).


Tais projetos estabelecem uma revisão geral anual de 2,76% na tabela dos vencimentos dos cargos e das funções desses servidores.


Entretanto, os servidores do Poder Executivo não terão recomposição de perdas inflacionárias (Data-Base) em seus salários.


É necessário registrar que, por um lado, no contexto da atuação sindical, nos sentimos felizes por ver nossos colegas de trabalho – servidores públicos como nós - auferirem as devidas reposições de perdas inflacionárias nas suas remunerações, pois é um direito.


Por outro lado, nos sentimos indignados e injustiçados. A categoria de trabalhadores do Poder Executivo, que congrega a maioria dos servidores do estado (310 mil), incluindo nós, professores e professoras das IEES-PR, que acumula perdas inflacionárias próximas dos 12% em seus salários desde o ano de 2016, foi novamente prejudicada e aviltada no ano de 2018 com a não concessão da Data-Base.


Portanto, ao menos por enquanto, a categoria de servidores do Poder Executivo não receberá nada de reposição de perdas inflacionárias nos salários, ainda que seja um direito.


Relembre o que aconteceu:


A governadora enviou à ALEP, recentemente (final do mês de julho), os projetos de recomposição da inflação (Data-Base) do último ano nos salários de cinco categorias - Legislativo Estadual, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas , e Defensoria Pública – propondo um percentual de 2,76%.


Entretanto, para os servidores do Poder Executivo, a governadora propôs, por meio de projeto de lei, o percentual de apenas 1% de recomposição de perdas inflacionárias (Data-Base). Diante de tal injustiça, este PL recebeu emenda de deputados alterando de 1% para os mesmos 2,76% já propostos para as demais categorias de servidores. Por esse motivo, em seguida, a governadora Cida retirou o projeto de pauta para evitar a sua aprovação no plenário da ALEP. Com a retirada, a votação da proposta ocorrerá somente depois das eleições de outubro. 


A situação, portanto, causa indignação e muita revolta por parte dos servidores do Poder Executivo, os quais não recebem os percentuais adequados e justos de recomposições inflacionárias (Data-Base) em seus salários desde o ano de 2016.


Por fim, novas lutas deverão ser articuladas pela categoria docente e demais servidores com o objetivo de reaver a justiça nos seus salários.