Quem Somos

A ADUNICENTRO é uma das seções sindicais do ANDES-Sindicato Nacional. Representando os docentes da UNICENTRO, estes se somam aos mais de 72 mil filiados desta estrutura nacional que está distribuída em mais de 110 universidades públicas e institutos federais em todo o território nacional. A ADUNICENTRO foi fundada em 2003 devido à necessidade de uma representação sindical docente não vinculada à administração da universidade e que se pautasse pela autonomia das lutas docentes.

Nossa entidade se fundamenta na solidariedade de classe e no fortalecimento dos vínculos entre movimento sindical e social para a construção de uma sociedade com justiça social. Como entidade de servidores públicos, nosso compromisso é com a qualidade dos serviços prestados à sociedade, a melhoria das condições de trabalho dos docentes,  com a universidade pública, gratuita e referenciada socialmente.

A primeira luta da nossa entidade foi pela concessão do TIDE a todos os docentes. Até aquele momento, a concessão do TIDE era limitado a apenas uma parte dos docentes. Havia a 'fila do TIDE'. Liderados pelo prof. Amauri, do DEAGRO e primeiro presidente da ADUNICENTRO, o movimento 'Estou sem TIDE faz ... dias', em que os docentes sem TIDE carregavam crachás atualizados diariamente, gerou grande repercussão e acabou forçando a conquista. A implantação do TIDE para todos os docentes da UNICENTRO em 2003 foi a primeira grande vitória da entidade.

Também era o momento pós-greve dos seis meses que a UEM, UEL e UNIOESTE (a UEPG por um período menor) deflagaram durante o governo Jayme Lerner iniciada em 2001 e que durou até 2002. A UNICENTRO ficou de fora desta luta importantíssima sem sequer participar de um dia de paralisação.  A ausência da UNICENTRO naquele movimento foi duramente sentida por muitos docentes da nossa instituição que não compreendiam e nem aceitavam que nossos companheiros das demais IEES estivessem lutando sozinhos e que, sendo vitoriosos, os docentes da UNICENTRO também seriam beneficiados.

A partir da fundação da ADUNICENTRO, nossa universidade nunca mais ficou alheia a qualquer luta docente no estado do Paraná.

Acesse também: Memória da Luta dos docentes da Unicentro e conheça algumas das ações desenvolvidas (em construção permanente).