Artigos

POR QUE SER CONTRA A IMPOSIÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES?

26 de Outubro de 2020 às 16:58:49

POR QUE SER CONTRA A IMPOSIÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES?


Prof. Alessandro de Melo/UNICENTRO


O governo do Paraná está tentando impor o modelo de escolas cívico-militares. Para isso impuseram uma consulta pública para os dias 27 e 28 de outubro, ou seja, sem tempo algum para discussão nas comunidades escolares. E ainda jogam sobre os pais esta responsabilidade.


A desculpa é que estas serão escolas que promoverão a ética e a cidadania. Mas eu questiono: num país em que as polícias são responsáveis por mais de 3 mil mortes por ano, ela pode ser considerada um exemplo de instituição ética? O que a PM pode realmente nos ensinar sobre cidadania? Você já viu muitos exemplos de como a PM age contra mulheres, pessoas negras e pobres. Agora, você já viu como a PM trata os ricos? Quanta diferença não é? Que moral é esta?


Que valores morais esta instituição pode transmitir, quando resistiu tão duramente para entrar na Reforma da Previdência como a maioria da classe trabalhadora?


Nossa polícia militar brasileira é a mais violenta do mundo, conforme indica uma importante publicação internacional em 2020. São esses valores que querem transmitir aos seus filhos?


A Polícia é uma das instituições onde ocorre a corrupção, e em alguns casos é das instituições mais corruptas. Vemos o exemplo do Rio de Janeiro, com as milícias, que são formadas por policiais, e o massacre a milhões de pessoas naquela cidade.


E no Paraná, alguém sabe o que se passa no interior dos Quarteis? Alguém sabe como é gerida a verba da PM? Alguém tem algum parâmetro pra saber se a PM paranaense é realmente uma boa administradora?


E, afinal, o que a PM entende de Educação? Que formação possuem os policiais que pode ser os diretores para lidar com a educação das crianças e adolescentes?


O governo quer confundir vocês, com um discurso de medo, de ódio e de insegurança, e contra isso se colocam como anjos caiados da moralidade sem moral.


Estas escolas não tem eficácia alguma, e perguntamos: por que tudo o que prometem para estas escolas não existe JÁ, para todas as escolas? Além de tudo o governo continua no festival de mentiras e ilusões.


Quem quer fazer uma boa educação não espera a chegada dos militares. E o governo atual já provou que não é esse o projeto. E não será com as escolas cívico-militares que isso irá mudar.


Não se faz educação pela domesticação, pelo medo e pela repressão. O Brasil já viveu sua ditadura militar, e sabemos bem no que isso deu. Vivemos hoje um governo militarizado em nível federal, e o que vemos todos os dias é o contrário da moral, da ética e da cidadania.


Educação é para os profissionais da educação.


A PM cumpre seu papel fora dos muros da escola, e assim deve continuar sendo. Quando chamada a colaborar, deve se propor a isso, mas nunca na direção do processo educativo.


NÃO PERMITAM ESSA IMPOSIÇÃO NA SUA ESCOLA.


VOTE CONTRA AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES.