Notícias

Informe: ADUNICENTRO realizou assembleia em 21/9/20. Consulte o resumo das deliberações!

07 de Outubro de 2020 às 00:39:45

No dia 21 de setembro de 2020 realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária com docentes dos campi de Guarapuava e Irati, da UNICENTRO, por meio virtual/on line, com as seguintes deliberações sobre os itens da pauta:


1) Informes:


 a) Ação dos 14%.


Foi reiterado que o sindicato está repassando informações referentes à Ação dos 14% desde que a diretoria atual tomou posse em junho de 2018. Foi informado que a Vara de Justiça de Guarapuava já iniciou a emissão das RPVs e os pagamentos aos filiados não começaram a ser realizados e não há data certa para recebimento dos valores. Foi salientado que não deve haver divulgação da lista da Ação dos 14% com nomes e valores individuais, como ocorreu em rede social Whatsapp. Foi explicado que uma divulgação que aconteceu não foi realizada pela Diretoria do Sindicato ADUNICENTRO, a qual segue todas as orientações da assessoria jurídica de não divulgação pública de nomes e valores da aludida Ação judicial. Foi informado que haverá reunião online com a diretoria da ADUNICENTRO, mais a Assessoria Jurídica do Andes – Regional Sul, Trindade e Arzeno juntamente com outro advogado da Ação dos 14% e os docentes afetos à Ação, no dia 8 de outubro, às 15h, para que docentes possam obter mais esclarecimentos, diretamente com os advogados da Ação.


b) Progressões e Promoções.


Foi informado que devido ao congelamento de progressões e promoções determinado pelo Decreto Estadual 4385, os sindicatos estaduais do ANDES-SN ajuizaram uma Ação Civil Pública (ACP) por meio da Assessoria Jurídica da Regional Sul para resguardar os direitos aos(às) docentes. Foi informado ainda que orientação da Assessoria Jurídica da ADUNICENTRO é aguardar a decisão judicial dessa ACP e, depois, definir novas estratégias jurídicas, se necessário. Entretanto, em casos especiais, quando identificados pela assessoria jurídica, essa orientação poderá ser alterada.


c) Prorrogação do mandato da diretoria atual por mais 90 dias.


Conforme a ADUNICENTRO tem informado a base de filiados e filiadas, com a atual situação de pandemia e o risco de contaminações pelo Coronavírus em aglomerações, não foram realizadas as eleições para a ADUNICENTRO, previstas para o mês de maio de 2020. Consequentemente, conforme anuência da base de filiados e filiadas, estão sendo realizadas as prorrogações, por meios judiciais, do mandato da atual diretoria: uma primeira prorrogação de 90 dias foi realizada, estendendo o mandato de 14 de junho até 14 de setembro de 2020 e uma segunda prorrogação foi realizada para mais 90 dias, estendendo o mandato de 14 de setembro até 14 de dezembro de 2020. No período da segunda prorrogação será realizada a eleição para a nova Diretoria da ADUNICENTRO, de modo virtual, por causa da pandemia. As prorrogações estão sendo realizadas conforme as orientações do ANDES-SN e suas assessorias jurídicas Nacional e Regional Sul, sendo que esta última ajuizou as ações de prorrogações da ADUNICENTRO.


d) Doações para projetos sociais em período de pandemia. 


Em Guarapuava, foram doados 275 quilos de arroz, divididos entre os seguintes projetos: a) Projeto Social “Paixão Pela Vida”, promovido pela Paróquia Santa Cruz (igreja católica) de Guarapuava; b) Projeto Social “Assistência e Promoção Social Espírita”, promovido pelo Centro Espírita Joaquim Nabuco; c) Projeto Social “Apoio Com Doações e Ações de Professores e Alunos Para a Fundação Proteger”, promovido pelo Pet-Geografia-Unicentro e Fundação Proteger. Em Irati, foram doados materiais de higiene pessoal para o Projeto “Rede de Solidariedade e Cuidado”, promovido pelo Programa de Extensão Central de Apoio e Integração de Projetos e Ações Coletivas, da UNICENTRO e DCE Unicentro Viva. Obs. a verba foi repassada pelo ANDES-Regional Sul.


e) Reposta da UNICENTRO em relação ao oficio nº 03/2020 da ADUNICENTRO.


Foi relatada a reposta da UNICENTRO em relação ao oficio nº 03/2020 da ADUNICENTRO, o qual questionava a não atribuição de Regime de TIDE aos docentes recém-nomeados. 


2) Definição de um(a) Delegado(a) e até dois(duas) Observadores(as) para o  9º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN a ser realizado de modo virtual nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2020.


A assembleia elegeu o professor Geverson Grzeszczeszyn para ser Delegado no 9º Conad.  


3) Definição de membros da “Comissão Eleitoral” para o processo eleitoral da ADUNICENTRO, sendo 2 sindicalizados(as) e 1 diretor(a) da ADUNICENTRO, conforme Estatuto da ADUNICENTRO - Art. 10, § Segundo – “A Comissão Eleitoral será composta por 02 (dois) sindicalizados indicados em assembleia geral, por um representante da diretoria da ADUNICENTRO e por um representante de cada chapa inscrita”.


A assembleia aprovou os nomes de três membros para a Comissão Eleitoral: o professor Artur Fonseca Machado, do campus Irati, irá representar a diretoria da ADUNICENTRO; o professor Alessandro de Melo, do campus Santa Cruz, irá representar a base; e a professora Claudia Magnabosco Martins, embora seja diretora da ADUNICENTRO, também representará a base, haja vista que nenhum(a) outro(a) filiado(a) manifestou interesse em compor a Comissão Eleitoral.


4) Deliberação sobre possível doação e respectivo valor para projetos sociais pela ADUNICENTRO em período de pandemia.


A assembleia aprovou o valor em torno de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) para doação. A assembleia decidiu que as doações ocorram para os mesmos projetos de Guarapuava e Irati, conforme item "d", acima.


5) Assuntos gerais.


Foi solicitado que docentes que estão em situação de congelamento de progressões e promoções, informem a ADUNICENTRO. Foi comentado sobre a Regulação das atividades no trabalho remoto e que há situações preocupantes devido ao fato de professores estarem sobrecarregados e sem horários definidos de trabalho e que será encaminhado para a base um documento em relação ao assunto. A Assembleia aprovou a realização de Nota de Apoio à greve dos Correios, caso a greve ainda esteja ocorrendo.


Sem mais assuntos e deliberações, a assembleia foi encerrada.